RAÇÃO PROTÉICA SER APIS
Ração protéica é um tipo de alimentação artificial fornecido às abelhas do gênero Apis mellífera e melíponas com a finalidade de suprir a baixa oferta de pólen em determinados períodos do ano.
As abelhas necessitam de fonte de proteína bruta disponível para ativar o funcionamento de seu sistema glandular. No período de entressafra ou baixa oferta de pólen, como durante a safra do melato da bracatinga, a população dos enxames inicia esses períodos com grande densidade populacional de abelhas adultas, porém, ao término do período, com poucas abelhas e já velhas, o que compromete a produtividade dos enxames no decorrer do ciclo da safra anual, pois não haverá população suficiente para criar a nova geração de abelhas.
A proteína utilizada pelo organismo das abelhas é a vitelogenina, proteína armazenada em seus tecidos e disponível mesmo durante os períodos de escassez de pólen na natureza quando a abelha foi bem alimentada no período anterior. É essa proteína corporal que estimula as glândulas produtoras de geléia real a secretarem e, a abundância de geléia real é o que estimula a postura da rainha. A fonte dessa proteína é o pólen floral ou, na sua falta, uma ração protéica balanceada.
As larvas de abelhas bem alimentadas com geléia real irão se desenvolver com maior resistência à pragas e doenças, além de apresentar maior longevidade. Somado a isso teremos o rápido aumento da população do enxame que, se bem manejado, irá apresentar níveis elevados de produtividade durante o período da safra.
A ração protéica SER Apis utiliza ingredientes de alta qualidade com níveis de proteína bruta muito próximos aos melhores pólens florais, por utilizar 6% de pólen fresco já biodisponível na sua elaboração. É muito atrativa às abelhas sendo consumida em 3 ou 4 dias, o que é necessário ocorrer, pois é a proteína corporal, a vitelogenina, que irá estimular a secreção de geléia real e consequente estímulo de postura da rainha.
Apresentação: “Bifes” protéicos laminados de 7mm de espessura com 400 gramas cada em caixas de 10 kg (25 “bifes” por caixa).
Modo de usar: Considerar 40 gramas de bife para cada favo do ninho de cria coberto de abelhas.
Ministrar um “bife” sobre os caixilhos do ninho de cria a cada 14 dias durante o período de entressafra, ou colheita do melato, ou períodos de baixa oferta de pólen na natureza, ou para rápido desenvolvimento de enxames recém formados.
Preparar previamente os “bifes” da seguinte forma: Utilizando uma faca afiada cortar as laterais do saco plástico deixando os “bifes” envoltos no plástico.
NÃO DEIXAR O PLÁSTICO NA COLMÉIA QUANDO MINISTRAR. O refilo das laterais facilitará a retirada da película plástica tornando muito prático e rápido o manejo da ração no campo.
Composição:
-Pólen “in natura”
-Mel
-Açúcar
-Extrato de soja
Validade:
24 meses
Na Mezzalira Mix você encontra tudo em acessórios para manejo na Apicultura, macacões e jalecos em diversos tamanhos, caixilhos de acrílico, garfo desoperculador, Embalagens e muito mais. Confira no site.