Curiosidades da Apicultura | Mezzalira Mix apicultura, abelhas, curiosidades, criação abelhas
Publicado: 28/01/2020

Curiosidades da Apicultura

Você já deve ter ouvido falar em apicultura, né? Pois bem, a apicultura é a arte de criar abelhas com fins industriais e o intuito desta criação é extrair mel, própolis e etc.

Pra quem não sabe, as abelhas são super importantes para a nossa existência. O próprio Einstein disse que, caso as abelhas sejam extintas, teremos pouco tempo de vida na terra. Justamente, por isso, a importância em mantê-las vivas e desempenhando o papel que lhe cabe na natureza.





Nesta postagem falaremos de algumas curiosidades das apicultura.

Vem comigo!

1. Todas as abelhas operárias são fêmeas. Os machos não sabem fazer nada, mal sabem se alimentar. A única função, do macho, na colméia, é de reprodução. Após cumprir sua função, o macho é expulso da colméia.

2. Apesar de haver cerca de 20 mil tipos de abelhas, somente algumas produzem mel. A espécie de abelha mais utilizada para apicultura é a “abelha européia”.


3. O maior inimigo das abelhas são os pesticidas. Como eles são muito utilizados, terminam por prejudicá-las. Em Cuba, por exemplo, não existe risco de escassez de mel, isto porque há um embargo ao uso de pesticidas. Então, as abelhas vivem livremente, sem ameaças à sobrevivência.

4. 45 quilos de mel por ano, é o que uma colméia produz em média. Da mesma forma, cada abelha chega a produzir uma colher e meia de mel, em toda sua vida.
Temos que levar em consideração o seu tamanho.

5. Você já pensou quanto de néctar a abelha precisa colher, para produzir cerca de 1 quilo de mel? Ela precisa colher o néctar de 2 milhões de flores.

6. Mel não tem prazo de validade, inclusive é o único alimento que não possui tal prazo. Já foram encontrados potes de mel, de até 3 mil anos atrás, e eles estavam em condições de uso.

7. O mel é muito utilizado para combate a tosses, e isto não é em vão. O mel pode ter uma eficácia muito maior na supressão da tosse, que até alguns xaropes. Muitos, inclusive, levam mel em sua composição.

8. A água, para as abelhas, funcionam como meio de controle da temperatura interna da colméia.

9. As abelhas operárias são as responsáveis por todas as funções na colméia. Inclusive a de proteger a rainha. Elas se unem e fazem uma espécie de “bola” para proteger a rainha (que fica ao centro). Além disso, elas não hesitam em dar sua vida pela colméia.

10. A abelha operária causa sua própria destruição, após a picada. Isto acontece porque o ferrão está fixo no corpo da abelha. Então, quando ela dá a ferroada termina por arrancar toda posterior do seu abdômen (junto com nervos, parte do tubo digestivo e a bolsa de veneno). Assim que pica a vítima, a abelha solta um odor que termina por alertar os outros animais.
Em uma colméia existem cerca de 50 000 indivíduos, justamente por isso algumas são sacrificadas.

É isso! Como podemos ver, as abelhas possuem um senso maior de comunidade, trabalho e proteção. Elas não hesitam em dar sua vida pela rainha e pelo bem estar da colméia.
E, um último adendo: as abelhas não conseguem voar mais velozes que nós, então somente se caminharmos com passos mais rápidos, é o suficiente para fugir delas.





Você conhece o nosso site? Clique aqui e seja direcionado.

Voltar